7 de novembro de 2014

RANDOM TALK | Produtos de beleza sexistas

Acabei de ler um artigo muito interessante sobre o qual nunca me tinha apercebido, relacionado com o facto dos produtos de beleza serem sexistas, ou seja, o preço dos produtos femininos serem superiores aos produtos masculinos.

O fenómeno "pink tax", ou seja, em produtos exactamente da mesma marca, iguais, só por estarem definidos por género passam a custar mais se forem para mulheres. As funcionalidades são as mesmas, as cores são alteradas para serem indicados "para mulheres" e por isso o preço aumenta automáticamente, independentemente do que seja!


View image on Twitter

Infelizmente, mesmo com toda a luta que há em torno do assunto, as mulheres continuam a ser mais mal pagas do que os homens, recebendo menos 28% de salário do que os homens. E também infelizmente os produtos de higiene íntima são mais caros do que os dos homens.


"According to the European Commission, French men earn 14.8 percent more than women" 

 "The Business and Professional Women Federation, however, says the gap is closer to 28 percent."


Aparentemente em França estão a ser tomadas medidas contra este facto. Um grupo de feministas organizou uma petição onde recolheu cerca de 30.000 assinaturas de forma a forçarem o governo a controlar e investigar as causas de tais acontecimentos.


E, aparentemente, não é só no universo da beleza e cuidados íntimos que isso acontece, há situações muito obvias do mesmo se alastrar a outras áreas do comércio.



Uma das acções que está a ser tomada por muitas mulheres passa simplesmente por comprar os produtos "para homem" porque a funcionalidade não muda, apenas os aromas. Lâminas depilatórias são as mesmas quer seja para homem ou para mulher, desodorizantes a mesma situação... mas poupam dinheiro ao fim ao cabo.



Nunca me apercebi desse factor em Portugal mas vou estar atenta... não é minimamente justo algo deste género acontecer. Caso algo do género se esteja a passar em Portugal (que acredito que sim) deveriam também ser tomadas medidas em torno disso...

Opiniões procuram-se, o que acham disto?

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...