3 de junho de 2011

Eliminar a celulite? Drenagem linfática já ... em ti mesma! :)

Agora que o Verão está à porta todas nós andamos muito mais preocupadas com o corpo (sejam sinceras, não é tão bom "relaxar" um pouco mais em relação a isso no Inverno? =P)

Assim sendo, uma das grandes preocupações das mulheres de hoje em dia, como de há muitos anos atrás, é eliminar alguma gordura que tenhamos localizada no nosso corpo, nomeadamente, barriga, coxas, glúteos, pernas e braços.



Tal como pude ter a oportunidade de ler no blog Make Down (visitem! vão aprender muitas coisas com esta menina :D), aquando da sua entrevista feita à Prof. Helena Ribeiro, uma das perguntas centrava-se na veracidade acerca dos cremes anti-celulíticos, à qual a professora respondeu:

Os produtos anti-celulite não funcionam por si mesmos, temos de fazer uma massagem intensa com a aplicação do produto (para cima e para baixo nas pernas, com vigor). Tal como uma pasta de dentes não funciona se não a usarem com uma escova, não se deve usar um creme anti-celulítico e esperar resultados sem fecharmos também a boca, bebermos muita água e acompanharmos de exercício.



E agora dizem vocês: "O QUÊ? Para além de gastar um dinheirão em cremes contra a celulite ainda vou ter de pagar massagens caríssimas de drenagem linfática? ... :("

A minha resposta ... "Nada disso!"

Pelo que eu tenho procurado, sei que massagens de drenagem linfática podem ficar bem caras com o passar do tempo, aqui pela minha zona tanto encontro massagens a 20€ por sessão como a 50€! ...

Vocês mesmas podem fazer drenagem linfática em casa, é uma questão de paciência e preserverança, pois estes problemas não desaparecem de um dia para o outro!


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~




É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos, esse processo elimina o excesso de líquido e toxinas. A drenagem linfática pode ser aplicada de forma manual ou por meio de uma modalidade recente, a eletroestimulação. Ela é aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa, muita gente acha que a Drenagem Linfática é dolorosa.



Segue os seguintes passos para fazeres tu mesma a tua massagem de drenagem linfática em casa. Repete a cada segunda e quarta!




1. Começa por abrir os gânglios com leves movimentos circulares na virilha.

2. Faz o mesmo atrás dos joelhos.

3. Para abrir os gânglios das axilas, faz o mesmo movimento.

Atenção: Para saberes se os gânglios estão a reter líquidos, faz movimentos circulares nessas regiões com a ponta dos dedos. Caso sintas pequenas bolinhas, a resposta é positiva. Aí, massaja-as levemente. Vais sentir que elas vão diminuíndo. Quando terminares terás os teus gânglios desobstruídos.


4. Com uma leve pressão, sobe deslizando as mãos por toda a perna. Faz movimentos de baixo para cima. Primeiro, do joelho até a virilha. Depois vai do tornozelo até a virilha, tanto na frente quanto atrás da perna.

5. Divide a coxa em três partes e começa a deslizar de baixo para cima. Ao dividires será mais fácil concentrares-te numa área específica e fazeres a mesma força. Faz isso nas três divisões até chegares ao à virilha.

6. Faz o mesmo movimento, agora do tornozelo ao joelho, dividido novamente em três partes.



7. No abdómen, faz círculos no sentido horário, mantendo alguma pressão. Isso vai ajudar a regular teu intestino.

8. Com os dedos esticados e juntos, empurra a gordurinha da barriga em direção à virilha.

9. Começa agora a drenar os braços. Divide a região entre a axila e o cotovelo em três. A cada movimento de pressão, vai apertando regularmente. Direciona sempre o líquido para as axilas, neste caso, para os gânglios.

10. Agora, divide o braço, novamente, em três. Só que, desta vez, do pulso até o cotovelo. Drena o líquido, apertando regularmente, para que o líquido seja direccionado para o gânglio da axila. Para finalizar, faz o movimento completo em todo o braço.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


MUITA ATENÇÃO: Para certas pessoas a drenagem é arriscada, portanto façam tudo com precaução. Pessoas com doenças que se possam propagar a nível celular, como por exemplo cancro, é de evitar!

Aqui fica então uma lista mais completa. Deve-se evitar fazer drenagem linfática em pessoas que tenham:
* Tumores sejam eles malignos ou benignos.
* Idade avançada aliás a altura ideal é depois da puberdade.
* Erupções ou ferimentos na pele
* Insuficiência Renal
* Febre
* Gestações de alto risco
* Tromboses
* Reacções inflamatorias



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Para que a drenagem linfática seja mais eficaz, bebe pelo menos 1,5l de água por dia e cuida da tua alimentação, pode não parecer que terá muito efeito mas será mais fácil eliminares as toxinas do teu corpo dessa forma.



Espero que este post te seja útil a conseguires o corpo que desejas =)

Bom Verão! *



8 comentários:

  1. Fazer movimentos circulares também ajuda ;D

    ResponderEliminar
  2. Atenção, podemos sim fazer a drenagem em nós mesmas e em casa, mais atenção com os movimentos usados na hora de massagear nosso próprio corpo, a massagem ela tanto tem o poder de modelar como de deforma, sendo praticada da maneira errada. mais vale a pena sim, eu concordo demais até

    ResponderEliminar
  3. A drenagem linfática é realmente maravilhosa!!! ;) Bjs!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela menção e recomendação Inês :D E pelas dicas de drenagem já agora! Por acaso já fiz uma profissional e doeu para chuchu :( Tenho de experimentar em mim mesma!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Óptimo posto! thanks =)

    http://shopbeautylicious.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. este post está simplesmente fantástico...bjinhos querida!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...