16 de fevereiro de 2011

Maquilhagem fora de prazo ...

Olá a todas :D

Lembrei-me deste assunto aquando das minhas arrumações da maquilhagem, pois vi que tinha produtos desde o início da minha colecção (e já lá vão uns bons 5 anos!).

Eu tenho PERFEITA NOÇÃO que toda a maquilhagem tem um prazo e que devemos tentar fazer uma "limpeza de primavera" também às nossas coisinhas ... comigo parece que me dá um aperto dentro de mim sempre que tenho de deitar algo fora, sou menina para se alguma coisa se partir ou alguma embalagem rebentar, trocar em vez de me desfazer dela.



Vocês são tão mariquinhas quanto eu ou conseguem encher-se de coragem e fazer o favor a vocês mesmas de se livrarem de todos os produtos que já expiraram de prazo? A mim doi-me ... muito haha

Felizmente, alguns produtos duram mais do que outros, e deixo-vos portanto um guia para saberem qual é o prazo de cada produto de maquilhagem ... acho que poderá ser bastante útil para as mais corajosas :)



Eyeliner líquido: 3-6 meses. Tal como o eyeliner líquido, a máscara (ou rimel como é vulgarmente chamado) também aqui se aplica.

Máscara: 3-6 meses. Estas devem ser as primeiras a saltar da vossa necessaire para o lixo já que é um produto que está em contacto muito directo com os vossos olhos. Além do mais, ao puxarem mais máscara com a escovinha em cada utilização estão a empurrar mais bactérias lá para dentro, motivo pelo qual devem RODAR a escova em vez de fazerem esse tal movimento de vai-vem. O máximo dos máximos deverá ser estender o prazo da máscara até aos 6 meses mas saibam que apartir dos 3 ela é considerada fora de validade. E atenção, NUNCA PARTILHEM A VOSSA MÁSCARA COM NINGUÉM, a não ser claro que não se importem de passar de olho para olho várias infecções.

Sombras de olhos: 2 anos: Como a grande parte das fórmulas são em pó prensado, é normal que este produto dure mais tempo. Caso notem algum sinal de infecções nos olhos e consigam detectar que é da sombra, deitem-na imediatamente fora!

Base para o rosto: 2 anos: Este é o tempo máximo que devem ter a bossa base. Bases com óleo duram menos tempo porque têm tendência para secar, mas se a vossa base começar a ter um cheiro, uma textura ou uma cor diferente da que normalmente tem, é tempo de dizer bye bye!

Corrector de olheiras/imperfeições: 1 ano: Se o produto for daqueles em stick onde o produto é constantemente renovado, provavelmente poderão utiliza-lo até ao fim sem que notem grandes diferenças. Todavia, caso os produtos venham em pequenos potes, é importante terem atenção à limpeza das vossas mãos, pois o risco dos vossos dedos infectarem esse tipo de produtos é muito maior. Nesses casos, podem sempre aplicar o corrector com um pincel para minimizar o risco.

Blush: 1-3 anos: Blush em creme: 1 ano: Como normalmente têm tendência a ter uma fórmula mais oleosa, é normal não durarem tanto tempo. É importante também não deixar que sejam expostos ao calor, o que os fará secar ainda mais depressa. Blush em pó: 2-3 anos: Como já disse no caso das sombras, os pós prensados duram muito mais tempo mas o máximo será de 3 anos. Como a pele tem óleos naturais, ao colocarem o pincel dentro do blush e em contacto com a vossa pele vezes e vezes, isso fará com que também este acabe por ficar contaminado (a não ser que os pinceis sejam limpos entre aplicações o que é complicado).

Lipglosses: 6 meses: Normalmente este produto durará cerca de 6 meses, caso seja muito utilizado. Em casos contrários, tenham cuidado aquando de diferenças evidentes no cheiro, textura ou cor do gloss.

Batons: 3 anos: Normalmente duram muito mais devido às fórmulas que são criadas. Para os vossos batons durarem mais tempo podem coloca-los dentro do frigorífico. E uma vez mais, assim que começarem a ter uma cor estranha, uma textura diferente e um cheiro/sabor fora do normal ... lixo!




Serão agora capazes de fazer uma limpeza às vossas preciosidades ou ainda assim ficarão com elas como recordação? :)

Beijocas *

8 comentários:

  1. Olá!
    Muito obrigado pelas dicas ;)

    A mim tambem me custa imenso deitar a maquilhagem fora da validade fora, posso já não usar, mas custa muito na mesma.

    Gostei muito do blog, e já sigo.

    thenailpolishcloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá linda,
    É de cortar o coração mesmo, mas depois de me decidir é mesmo sem remorsos. Desde que tomei maior consciência dessa realidade da validade, o certo é que, compro menos coisas para que tudo possa ser usado ao máximo, assim se houver necessidade de deitar fora aquando do prazo de validade, já vai mto usado.

    bjocas

    ResponderEliminar
  3. Por acaso fiz uma limpeza à minha maquilhagem no mês passado, antes de me mudar. Sem duvida que custou. :p
    Boas dicas para a duração da maquilhagem. Já tinha uma ideia, mas relembrar ajuda. Ehehe

    Beijinhos**
    http://tent-of-randomness.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Bastante útil Inês :) Obrigada plo post! Acho que vou ter de perder o amor a alguns batons que tenho cá em casa :/
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  5. fico triste mas vai pro lixo...o prazo de validade deve ser respeitado.

    ResponderEliminar
  6. eu, por minha vez, tenho um duo de sombras com cerca de 30 anos, e está perfeitamente utilizável. não o uso, porque não gosto das cores, mas do meu saquinho de maquilhagem não sai :)

    ResponderEliminar
  7. Ai eu nao consigo me desfazer de nada. Devia mas nao consigo. acho que quase tudo o que tenho teria de ir para o lixo infelizmente :)

    ResponderEliminar
  8. Também não me consigo desfazer das coisas até porque com a quantidade de coisas que tenho sei que se fosse a olhar para a validade cerca de metade (ou mais) iria ter que ir para o lixo =|

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...